views: 0
09/07/16 20:59

Vírus que ataca bovinos pode estar relacionado à microcefalia, aponta pesquisa

OMS iniciou investigações sobre a suspeita.

Vírus que ataca bovinos pode estar relacionado à microcefalia, aponta pesquisa
Foto: pixabay.com

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ) encontraram partículas de um vírus que ataca animais bovinos em amostras de tecido cerebral de fetos e recém-nascidos com microcefalia.

O vírus BVDV é conhecido por atacar os animais e provocar diarreia, más-formações, abortos, entre outros problemas. Os pesquisadores perceberam uma semelhança nas má-formações de fetos de bovinos atacados pelo BVDV com as de fetos de bebês cuja microcefalia foi associada ao zika. Os vírus são da mesma família, e há hipóteses de que isso poderia aumentar a interação entre eles.

Novos estudos ainda precisarão ser feitos para confirmar a relação do BVDV com os casos de microcefalia. No entanto, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já foram comunicados antes mesmo da publicação da pesquisa em revista científica, e fizeram uma reunião de emergência, na qual se discutiu medidas de proteção dos rebanhos, para o caso da suspeita se confirmar.

Mais uma vez, um micro-organismo originado em meio às condições de vida que a humanidade impõe aos outros animais nos mostra algumas das consequências que assumimos ao permitir que a exploração animal fizesse parte do nosso modo de viver, trazendo riscos não apenas à saúde de outras espécies, mas também à nossa própria.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×