views: 5716
10/05/16 20:20

Venda de carne em Portugal cai 30% em 6 meses e vários açougues fecham as portas

Organização Mundial da Saúde é acusada de ser culpada.

Compartilhe
Venda de carne em Portugal cai 30% em 6 meses e vários açougues fecham as portas
Foto: pixabay.com

O jornal português "Primeiro Jornal" noticiou na última quinta-feira (05/05) que a Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes (FNACC) do País divulgou uma queda de 30% na venda de carnes vermelhas nos últimos 6 meses.

O órgão acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de ter induzido os consumidores a um erro, ao associar o consumo de carnes processadas e vermelhas ao câncer. Em Outubro de 2015, a OMS divulgou que o consumo de carnes processadas está definitivamente associado ao câncer, e as carnes vermelhas foram consideradas como "provavelmente cancerígenas".

Marianela Lourenço, presidente da FNACC, informou que no primeiro trimestre de 2016, 12 açougues encerraram as atividades na região da Grande Lisboa, e, no ano passado, 52 fecharam as portas. Para o açougueiro Celso Carlos, as pessoas sempre comeram carne vermelha, e existem pessoas que viveram até os 100 anos. Celso, porém, comete o mesmo erro que muitas pessoas, considerando que viver muito significa viver com qualidade, e ignorando as inúmeras evidências dos estudos compilados pela OMS.

A reportagem afirma, ainda, que os consumidores estão preferindo carnes brancas. O açougueiro, no entanto, numa tentativa de desencorajar as pessoas a trocarem as carnes vermelhas pelas brancas, afirma que estas podem ser piores do que as vermelhas, devido aos antibióticos utilizados para tratar as aves, que ficam frequentemente doentes. Ou seja, a ideia de que a ingestão de carnes é necessária, faz as pessoas se preocuparem em escolher a opção que lhes parece menos pior, ao invés de eliminarem as carnes de suas dietas. Entretanto, carnes, assim como qualquer outro alimento de origem animal, são desnecessárias, além de trazerem malefícios à saúde, como apontam vários estudos.

Assista à matéria completa: Venda de carne cai 30% em 6 meses.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×