Foto: Reprodução / www.animalsinternational.org
Neste domingo (12/03), o portal UOL publicou uma matéria divulgando uma investigação internacional envolvendo transporte de animais exportados por alguns países europeus pra Croácia e Ásia.
Segundo a reportagem, o Jornal inglês The Guardian obteve vídeos que comprovam os maus-tratos a animais criados na Alemanha, Hungria, Romênia, Polônia, Irlanda e Eslovênia, e que são exportados para países como Croácia, Turquia e outros do Oriente Médio. Foi descoberto que, durante o transporte, os animais recebem socos, chutes e choques, encaram a viagem em veículos sujos e superlotados, com alguns chegando ao destino cobertos de fezes. Muitos são arremessados contra grades e caminhões nos portos. As cenas também incluem os horrores do abate, mostrando animais se debatendo e presos de cabeça pra baixo pelas patas, antes de terem a garganta cortada.
A investigação foi conduzida pela ONG australiana Animals International que acompanhou o transporte dos animais desde a partida em portos europeus até os destinos. Segundo o The Guardian, após assistirem aos vídeos, deputados do parlamento europeu pediram à Comissão Europeia uma melhoria da legislação relativa a abates de animais que partem da União Europeia para outros países. Sabemos, no entanto, que, em vez de alimentarmos a ilusão de que existe humanidade em explorar e matar animais, precisamos mudar nossos hábitos e eliminar de uma vez por todas estas práticas pré-históricas.
O vídeo divulgado pela Animals International contém cenas fortes, e uma petição para proibir a exportação de animais vivos também está disponível (clique aqui para assistir ao vídeo e assinar a petição).
Veja a reportagem completa no site do UOL: Animais de corte exportados pela Europa são espancados e torturados