Foto: Reprodução / YouTube
Uma tourada na cidade espanhola de Teruel, que estava sendo transmitida ao vivo neste último sábado (09/07), terminou em tragédia, e desta vez para o matador. Victor Barrio, de 29 anos, morreu após ser golpeado no peito pelo touro, se tornando o primeiro toureiro a morrer em arenas espanholas no século 21.
O golpe sofrido por Victor causou sérios ferimentos. Ele chegou a ser levado para o Hospital, mas não resistiu. De acordo com o boletim médico, a chifrada perfurou seu pulmão direito e a aorta torácica, causando uma parada cardíaca.
As touradas são uma tradição antiga na Espanha, e dividem opiniões. De um lado, estão pessoas que defendem manutenção de tradições, ainda que cruéis, por fazerem parte de culturas locais. Do outro, pessoas que sabem que estas tradições precisam acabar, para continuarmos com o progresso da humanidade, que tem sido atrasado pela mentalidade medieval.
Vale lembrar que as Ilhas Canárias e a Catalunha são territórios espanhóis que já baniram as touradas há alguns anos, e, portanto, podemos ter esperanças de que esta consciência se estenda para toda a Espanha e outros locais que ainda mantém esta tradição de entretenimento cruel.