Recentemente, o programa Fé na Vida, do canal católico paranaense TV Evangelizar, levou ao ar uma reportagem falando sobre o Veganismo.
O assunto foi abordado de forma positiva, e iniciou mostrando como uma terapeuta adotou o modo de vida a partir de uma preocupação com a alimentação, passando pelo Vegetarianismo, até chegar ao Veganismo.
A matéria falou também do mercado vegano; um assunto que tem ganhado cada vez mais destaque na mídia. O primeiro estabelecimento apresentado foi o VegaNinha, que fica em Curitiba, e é considerado o primeiro açougue vegano da América Latina, além de ser lanchonete, restaurante e empório. Ano passado fizemos uma matéria sobre o Local antes da inauguração (relembre aqui).
Um depoimento importante foi o de um cliente do VegaNinha que não é vegetariano e nem vegano, mas aprecia a comida. São pessoas que chamamos de simpatizantes, e que estão mais perto de uma mudança de hábitos, além de nos mostrarem que o alcance do Veganismo é maior do que se imagina. Foi justamente assim que grande parte das pessoas vegetarianas e veganas iniciaram a transição. O número de simpatizantes em nosso Censo passa de 2 mil (confira aqui as estatísticas e cadastre-se).
O segundo estabelecimento que participou da matéria foi uma loja de produtos cosméticos e de higiene pessoal que trabalha com várias opções veganas. É uma categoria que cresce a cada dia, o que é muito importante para que as pessoas possam ter mais acesso a produtos sem ingredientes de origem animal e não testados em animais.
Como costuma ser de praxe na mídia, foi feito um pequeno alarde de que é preciso cautela ao "simplesmente retirar da alimentação qualquer proteína de origem animal". Isso costuma fazer soar o alarme de perigo para muita gente que não é vegetariana e vegana, mas observando bem, é algo óbvio: retirar nutrientes realmente vai trazer malefícios à saúde. Qualquer dieta precisa incluir os nutrientes essenciais ao ser humano. No entanto, vale lembrar que ao comparar dietas consideradas balanceadas veganas e não veganas, muitos estudos mostraram a superioridade das dietas veganas.