views: 0
21/08/17 20:20

Pesquisa pelo termo "veganos" no Google traz reportagem tendenciosa da BBC em destaque

Saiba como informar ao Google que o resultado não é útil.

Compartilhe
Pesquisa pelo termo "veganos" no Google traz reportagem tendenciosa da BBC em destaque
Foto: Divulgação

A pesquisa pelo termo "veganos" no Google tem causado revolta no público vegano. Isso porque o chamado "snippet em destaque" do Buscador, que consiste em um bloco especialmente formatado que aparece no topo dos resultados de uma busca, traz para o termo em questão uma reportagem da BBC, de junho de 2016, na qual são apresentados os supostos riscos da dieta vegana. Algumas pessoas nos informaram não estar vendo a matéria em destaque, o que indica que está ocorrendo de forma aleatória.

No bloco em destaque, é apresentado um trecho de uma página de algum site da internet que, segundo o próprio Google, é "extraído de maneira programática daquilo que um visitante vê na sua página da Web.", uma explicação pouco clara. "Quando reconhecemos que uma consulta faz uma pergunta, detectamos programaticamente páginas que respondem a pergunta do usuário e exibimos um resultado principal como um snippet em destaque nos resultados da pesquisa.", continua a página de ajuda do Buscador.

Podemos notar que a simples busca pelo termo "veganos" não constitui uma pergunta, como coloca o Google, mas o pior é ela trazer uma reportagem tendenciosa em destaque, com várias informações enganosas, que denigrem a imagem das pessoas veganas, como é de praxe em boa parte da mídia. No entanto, as afirmações alardeadas pela reportagem em questão são consideradas falsas pela Ciência, assim como as fontes nutricionais de origem animal (ovacionadas na matéria) vêm cada vez mais sendo relacionadas a doenças graves, como apontou, por exemplo, um renomado estudo que relacionou a proteína animal ao Câncer (relembre aqui).

Ao acessar a matéria, é possível ver o seguinte subtítulo: "Dieta que exclui produtos de origem animal vem ganhando força nos últimos anos e alarmando especialistas." Podemos, facilmente, substituir "especialistas" por "pecuaristas", que é o principal grupo para o qual o crescimento do Veganismo representa um incômodo real, já que tem os forçado a refletir sobre o sofrimento animal, além dos danos ambientais e à saúde que a pecuária vêm causando nas últimas décadas.

Segundo o Google, o bloco em destaque não representa a opinião da Empresa, e sim do site do qual é retirado de forma automática. Por isso, é possível informar ao Buscador que tal resultado não é útil. Desta forma, podemos tentar retirar o destaque dos resultados das buscas pelo termo "veganos", para evitar que pessoas potencialmente interessadas no Veganismo sejam mal informadas. Tudo depende do número de pessoas que fizerem o mesmo. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse google.com.br e faça uma busca pelo termo "veganos" (Algumas pessoas dizem não ter visto a matéria em destaque);
  2. No bloco em destaque no topo dos resultados, é possível ver a pergunta "Isso é útil?", destacada em azul. Basta clicar em "Não". Pode ser que apareça a opção "Feedback" em vez da pergunta. Se for esse o caso, clique nela;
  3. Na janelinha que vai se abrir para informar o motivo do resultado não ser útil, recomendamos escolher a opção "É enganoso ou incorreto". Agora é só clicar em "Enviar" para o feedback ser enviado ao Google;

Curiosamente, neste mesmo bloco é apresentada uma imagem de uma matéria do site Mega Curioso, de Agosto de 2015, esta sim bastante informativa e positiva a respeito do Veganismo (confira aqui).

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×