views: 0
09/01/17 20:23

Orca Tilikum, que protagonizou o documentário Blackfish, morre no SeaWorld aos 36 anos

Uma triste vida aprisionada.

Compartilhe
Orca Tilikum, que protagonizou o documentário Blackfish, morre no SeaWorld aos 36 anos
Foto: blackfish.com

A Orca Tilikum, cuja espécie é informal e erroneamente conhecida como "baleia assassina", sendo na realidade um mamífero pertencente à família dos golfinhos, faleceu na manhã da última sexta-feira (06/01). Estima-se que o animal tinha 36 anos de idade.

O tempo de vida médio das Orcas é incerto, com algumas fontes falando em no máximo 50 anos. No entanto, uma Orca com idade estimada em 105 anos foi dada como morta recentemente, o que levanta novas discussões sobre o assunto. Porém, sabe-se que o tempo de vida em cativeiro destes animais fica entre 20 e 30 anos. Portanto, para uma Orca aprisionada, Tilikum "viveu muito", como deu a entender o SeaWorld no comunicado em seu website.

Tilikum ficou muito conhecida após sua história ter sido contada no famoso documentário Blackfish, que levou ao público do mundo todo a triste realidade de se manter animais em cativeiro, especialmente grandes mamíferos aquáticos, que costumam nadar centenas de quilômetros por dia. A Orca também ficou conhecida por ter sido responsável pela morte de 3 pessoas, incluindo sua treinadora, em 2010. Estima-se que Tilikum foi capturada aos 3 anos de idade, muito antes de ser levada ao SeaWorld, local onde vivia desde 1991.

Segundo o SeaWorld, a Orca vinha enfrentando sérios problemas de saúde, e estava sendo tratada de uma infecção no pulmão. A causa oficial da morte, contudo, aguarda a necropsia para ser divulgada. Porém, sabemos que todos os animais nasceram para viver em liberdade, gozando dos prazeres e da saúde física e psicológica que só a natureza selvagem pode lhes oferecer. Aprisionados, no entanto, a tristeza de uma vida restrita interrompe de forma cruel o pulso de vida de quem nascera para ser livre.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×