views: 0
21/06/16 12:15

Onça pintada é morta após cerimônia de revezamento da tocha olímpica

Mais uma vez, um animal explorado paga com a vida por erros humanos.

Compartilhe
Onça pintada é morta após cerimônia de revezamento da tocha olímpica
Foto: pixabay.com

Na manhã desta segunda-feira (20/06), uma onça pintada conhecida como Juma foi usada como objeto de exibição na cerimônia de revezamento da tocha olímpica, em Manaus, capital do Amazonas. Após o evento, Juma teria tentado escapar e avançado sobre um soldado, quando foi morta com um tiro de pistola.

O animal vivia em um Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), instituição do Exército Brasileiro. Em nota divulgada, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que a onça escapou já dentro do Zoológico, que estava vazio, fechado e em segurança. Juma recebeu disparos de tranquilizantes, mas mesmo assim teria ido em direção a um soldado, quando recebeu o tiro letal.

Recentemente, noticiamos aqui o caso do Gorila Harambe, morto após uma criança cair em seu recinto (Veja aqui), bem como a opinião de especialistas sobre o caso (Veja aqui), além dos jacarés mortos durante busca por uma criança que foi arrastada por um destes animais em um lago da Disney (Veja aqui). A onça Juma é mais uma vítima que paga pelo erro de seres humanos, que se acham no direito de explorar e usar outros animais para suas necessidades.

Segundo notícia do Portal Amazônia, o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM) divulgou que o quartel foi notificado e as medidas cabíveis serão tomadas após avaliação do fato. Uma multa de R$ 3 mil a R$ 300 mil pode ser aplicada caso o CMA seja considerado culpado pelo ocorrido com Juma, e, dependendo do agravamento da situação, o CIGS será fiscalizado.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×