views: 0
09/10/16 13:45

Justiça cancela vaquejada de Xerém, em Duque de Caxias (RJ)

Com a decisão, os shows também foram cancelados.

Justiça cancela vaquejada de Xerém, em Duque de Caxias (RJ)
Foto: Divulgação

A 3ª edição da vaquejada de Xerém, evento que ocorre na cidade de Duque de Caxias (RJ), e inclui shows musicais, além das práticas cruéis contra animais, iniciou-se na última quinta-feira (06/10), com previsão de término no domingo (09/10). Porém, graças a uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal, o 3º e 4º dias do evento foram impedidos de acontecer.

Na ação, o MPF alegou que o local do evento, que está localizado a 1,8 km de uma reserva ambiental, não possuía o licenciamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para acontecer, e também que as vaquejadas ferem a Constituição, por causar sofrimento aos animais.

Além de cancelar o Evento, a Organização também foi intimada a divulgar a decisão judicial em seus meios de comunicação, com multa de R$ 200 mil por dia, em caso de descumprimento. Na página da vaquejada de Xerém no Facebook, é possível ver o comunicado do cancelamento. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para criticar os responsáveis pelo Evento e lembrar da crueldade envolvida na prática (veja aqui).

Vale lembrar que, recentemente, em uma decisão histórica, o STF considerou que as vaquejadas são ilegais, ao julgar uma ação contra uma lei do Ceará que regulamentava a prática (reveja aqui).

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×