views: 0
27/10/17 21:00

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já consumiu área maior que a de Fortaleza e Belo Horizonte juntas

Fundação MAIS Cerrado pede intervenção do Ministério da Defesa e Força Nacional.

Compartilhe
Incêndio na Chapada dos Veadeiros já consumiu área maior que a de Fortaleza e Belo Horizonte juntas
Foto: Reprodução Facebook / Fundação MAIS Cerrado

Desde o dia 23/10, estamos cobrindo o caso do enorme incêndio na Chapada dos Veadeiros, que teve início há dez dias, dentro do Parque Nacional e se espalhou para regiões próximas. A suspeita, como já noticiamos, é de que se trata de uma represália de fazendeiros em protesto ao recente aumento da área do Parque (relembre aqui).

Até o momento desta matéria, estima-se que a área consumida pelas chamas já é de 65 mil hectares (650 km2). Para se ter uma ideia do tamanho do estrago, isto é maior que a soma das áreas de Fortaleza (313,8 km2) e Belo Horizonte (330,95 km2).

Além da nossa Flora comprometida, milhões de animais correm perigo, e ainda vão sofrer as consequências por um bom tempo após o incêndio. Muitos vão adoecer devido à fumaça inalada, ou à poluição da água, por exemplo, que ainda vai gerar alguns desdobramentos negativos no ecossistema.

Ainda não há informações sobre o número de animais mortos. Em um vídeo postado na página do Facebook da Rede Contra Fogo (veja aqui), a bióloga Laryssa Galantini explica que um grupo de veterinários está de prontidão para resgatar animais feridos, mas muitos estariam acoados, e ainda não foi possível avistá-los. Porém, estão chegando informações sobre animais silvestres atacando animais domesticados nas fazendas da Região.

Temos frisado a importância da humanidade deixar de consumir produtos de origem animal, afim de pararmos de financiar a pecuária. Além de entender que esta é uma das atividades que mais destroem nosso planeta, sem falar na crueldade imposta aos animais não humanos, seres que sentem e sofrem como nós, é preciso fazer outra conexão: comprando carnes, laticínios e ovos, principalmente, você dá poder a pessoas que não se importam em destruir o meio ambiente pelo lucro.

Os próprios pecuaristas precisam entender que podem migrar para atividades sustentáveis, nos ajudando a abrir espaço para uma nova civilização, mais consciente e saudável. Mas, primeiro, cada um deve fazer sua parte, deixando de comprar produtos de origem animal, para que estes deixem de ser produzidos. É hora de evoluirmos e abandonarmos esta mentalidade do poder e prazer acima de tudo, típica da Idade Média.

Na manhã desta sexta (27/10), a Fundação MAIS Cerrado publicou um vídeo impactante mostrando o estrago causado pelo fogo, e afirmando que moradores da região têm visto os criminosos em ação, passando de carro e moto ateando fogo em vários lugares. O Grupo pede intervenção imediata do Ministério da Defesa e Força Nacional para conter a ação dos criminosos.

Assista ao vídeo (Facebook):

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×