views: 0
23/10/17 14:52

Incêndio devasta Chapada dos Veadeiros e vidas correm perigo

A suspeita é de ato criminoso.

Compartilhe
Incêndio devasta Chapada dos Veadeiros e vidas correm perigo
Foto: Facebook / REDE contra FOGO • Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, microrregião localizada no planalto central brasileiro, e que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio da Humanidade, sofre desde o dia 17/10 com um incêndio que tomou grandes proporções.

As informações até o momento são de que mais ou menos 35 mil hectares do Parque (em torno de 14%) já foram queimados. É importante frisar que o incêndio também já atingiu áreas fora do Parque. Muitas pessoas estão chegando à Região para ajudar de alguma forma, e os grupos de voluntários no combate ao incêndio alertam que motoristas devem estar atentos, pois animais estão fugindo a todo momento do fogo, atravessando a rodovia e podendo causar acidentes.

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. No entanto, a seca e o calor ajudam a espalhar as chamas. O aquecimento global já é uma realidade. Destruímos grande parte do nosso meio ambiente para praticar atividades insustentáveis, entre as quais, a mais nociva é a pecuária, como já apontaram vários estudos. Portanto, uma preocupação integral com o meio ambiente pede cada vez mais o abandono do consumo de produtos de origem animal.

O principal grupo responsável pela mobilização para o combate ao incêndio e ajuda nas consequências geradas pelo mesmo é a "REDE contra FOGO • Chapada dos Veadeiros", o qual deixa claro que não é uma ONG, e sim formado por pessoas voluntárias.

Na manhã desta segunda (23/10), o prefeito de Alto Paraíso decretou situação de emergência no município. As informações disponibilizadas pela REDE contra FOGO até o momento são as seguintes:

  • Aviões disponibilizados: 4;
  • Helicópteros: 2;
  • Cerca de 500 pessoas mobilizadas na ação unindo membros da sociedade civil, ONGs, redes de apoio, instituições e órgãos governamentais;
  • Auxílio do Corpo de Bombeiros de Goiás e DF, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), IBAMA, Grupo de Ações Tática (GAT) do DF, PrevFogo e Polícia Federal Rodoviária;
  • 80% do município de Cavalcante em estado de calamidade;
  • Mais de 35 mil hectares do Parque Nacional devastados pelo fogo;
  • Entre os atrativos prejudicados estão Cachoeira dos Saltos 120 metros, Trilha das 7 Quedas, Jardim de Maytrea, Mirante da Janela, Cachoeira do Abismo, Ponte de Pedra, Complexo de Cachoeiras Veredas, RPPN Vale das Araras, RPPN Miraflores, Quilombo Kalunga, Cachoeira Santa Bárbara e as Cachoeiras do Rio do Prata são os atrativos que neste mês foram atingidos pelo fogo ou que estão correndo risco.

Além de ajudar no combate ao fogo, o que exige voluntários que tenham o mínimo de experiência neste tipo de ação, o grupo está recebendo principalmente doações de alimentos, combustível e dinheiro. Veterinários estão sendo requisitados para auxílio aos animais silvestres feridos. Voluntários para produção e edição de vídeos também estão sendo convocados.

Uma campanha online foi criada para arrecadar recursos para as despesas do combate ao incêndio. A meta é de quase R$ 200 mil. Para ajudar, acesse o link da campanha: https://www.catarse.me/redecontrafogoveadeiros

Para maiores informações sobre o incêndio, formas de ajudar, orientações e contatos, acesse a página no facebook da REDE contra FOGO: https://www.facebook.com/redecontrafogo/

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×