Já são muitas as pessoas que reconhecem os problemas dos fogos de artifício sonoros, tão comuns nas festas de fim de ano, e também durante todo o ano, devido, principalmente, às partidas de futebol. Outras, porém, desconhecem ou simplesmente ignoram o sofrimento de muitos seres humanos e não humanos.
Devido à audição aguçada, animais como cães, gatos e pássaros estão entre os mais prejudicados. A cada ano, são vários os casos de animais que entram em pânico e sofrem acidentes ou até mesmo paradas cardíacas. Além destes, o problema também incomoda muitos humanos, especialmente crianças, idosos e doentes. Vale lembrar que os fogos também causam lesões e ferimentos devido a explosões acidentais.
Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6881/17, de autoria do deputado Ricardo Izar (PP/SP), cujo objetivo é proibir o uso de fogos sonoros em todo o Brasil. O projeto foi aprovado em Outubro na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Em paralelo, uma consulta pública para uma ideia legislativa foi criada no site do Senado, e precisa de 20.000 apoios até 17/04/2018 para se tornar uma sugestão legislativa. Apoie a ideia para que o assunto entre em discussão pelos senadores (acesse aqui). Após clicar em "Confirmar", basta entrar com sua conta do Facebook ou Google.