views: 0
31/07/17 12:20

Ideia de Lei propõe que 1/4 do cardápio de restaurantes e lanchonetes seja vegetariano e vegano

Apoie para que o tema esteja novamente em evidência.

Compartilhe
Ideia de Lei propõe que 1/4 do cardápio de restaurantes e lanchonetes seja vegetariano e vegano
Foto: Divulgação

Com o crescimento do Vegetarianismo e, particularmente, do Veganismo, o número de opções para este público tem aumentado a cada dia. Muitos estabelecimentos e fabricantes de produtos já enxergaram que, mais do que uma tendência, estes modos de vida vieram pra ficar.

Além de pratos deliciosos que podem ser feitos apenas com os vegetais in natura, já existem alternativas veganas no mercado para carnes, salsichas, salames, queijos, leites, e muito mais. Por isso, tem se tornado cada dia mais fácil para os estabelecimentos oferecerem opções veganas aos seus clientes, e que podem ser consumidas não apenas por vegans, mas também por pessoas vegetarianas ou simpatizantes.

Opções vegetarianas, tecnicamente conhecidas como "ovolactovegetarianas", sempre puderam ser encontradas facilmente em qualquer comércio. Portanto, nosso foco está no aumento de opções veganas. Atualmente, mesmo sendo vegano, é possível comer bem em muitos restaurantes, principalmente em self-services, além de já ser possível encontrar muitas opções veganas industrializadas em qualquer loja de produtos naturais. No entanto, este público sente falta de opções mais elaboradas em estabelecimentos especializados, tais como lanchonetes, pastelarias, pizzarias, confeitarias, sorveterias, etc.

Pensando nisso, um cidadão do Rio de Janeiro registrou uma ideia de Lei no site do Senado Federal, para que pelo menos 25% do cardápio de restaurantes, lanchonetes, bares, etc, seja vegetariano e vegano, citando pra isso uma pesquisa do IBOPE de 2012, a qual apontou que 8% da população do Brasil é vegetariana.

Um dos objetivos do nosso Censo de pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes é servir de amostragem para ganharmos a devida atenção também no cenário político. Atualmente, já passamos de 24 mil pessoas cadastradas. Você pode conferir as estatísticas atuais agora mesmo (acesse aqui). Faça também seu cadastro em nosso Censo (cadastre-se aqui).

Se for aprovada para discussão pelos políticos, o importante é que o tema estará em evidência novamente, ainda que não seja uma lei interessante, pois acreditamos que a mudança já está em andamento, e está ocorrendo através da conscientização. É necessário atingir 20 mil apoios para uma ideia se tornar uma sugestão legislativa e entrar em pauta. Para apoiar a ideia, acesse o link a seguir: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=83740.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×