Segundo um comunicado recente das ONGs Global Footprint e WWF (World Wildlife Fund), no último dia 02/08, atingimos a cota de recursos naturais que nosso planeta consegue renovar em um ano, o que significa que viveremos de crédito até o fim de 2017. O assunto foi destaque em uma matéria do site G1 (confira aqui).
As ONGs afirmam que este marco é atingido mais cedo a cada ano, graças à enorme utilização de recursos naturais. Entre os principais fatores que contribuem para este impacto ambiental estão a pecuária (na qual está incluída a pesca), plantações, construção civil e utilização de água.
A data foi batizada de "Earth Overshoot Day" ("Dia de Sobrecarga da Terra"). "A partir dessa data, a humanidade terá consumido o conjunto dos recursos que o planeta pode renovar em um ano.", afirmou o comunicado da Global Footprint e WWF.
Ao longo das últimas décadas, a humanidade tem financiado cada vez mais atividades insustentáveis. Somos a única espécie que se julga possuidora de um intelecto bem desenvolvido, e, no entanto, destruímos nosso próprio meio ambiente em troca de prazeres, principalmente do paladar. Nesse sentido, as ONGs lembraram também das consequências que já estamos vivendo por este modo de vida: escassez de água, desertificação, erosão dos solos, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixes, desmatamento, e desaparecimento de espécies.
É fundamental lembrarmos que a maior parte das plantações é destinada à alimentação de animais para produção de carne, laticínios e ovos. A pecuária é também a atividade que mais utiliza água em todo o mundo, o que inclui as próprias plantações citadas e aquela destinada para os bilhões de animais beberem, bem como a manutenção de fazendas e processamento dos produtos de origem animal.
Diante de tudo isso, o Veganismo se mostra como uma solução cada vez mais urgente, que pode não só reverter boa parte dos impactos ambientais, como melhorar a situação atual da saúde pública, que deve-se em grande parte ao consumo de produtos de origem animal, além de, obviamente, colocar um fim ao sofrimento de seres que sentem e sofrem como nós.
Você pode saber mais sobre os impactos da pecuária no meio ambiente em um artigo que escrevemos sobre o tema (acesse aqui).