views: 0
20/08/16 18:00

Hipista brasileiro é desclassificado das olimpíadas após ferir cavalo com espora

Mais sofrimento para quem já é explorado todos os dias.

Compartilhe
Hipista brasileiro é desclassificado das olimpíadas após ferir cavalo com espora
Foto: Facebook / Stephan Barcha

Nesta última terça-feira (16/08), o hipista brasileiro Stephan Barcha foi desclassificado após causar um ferimento com espora em Peter, cavalo que utiliza para competir.

As esporas são instrumentos utilizados por pessoas que desejam forçar animais explorados para montaria a se locomover. Estes animais, assim como todos os outros, não foram feitos para servir a seres humanos, e sim para viver pelos seus próprios meios e para seus próprios fins. Portanto, por mais condicionados a obedecer que estejam, muitas vezes relutam, momentos nos quais entram em ação instrumentos como as esporas, que infligem dor para que continuem obedecendo aos comandos do humano.

As regras do hipismo não permitem que sejam causados ferimentos aos cavalos. Contudo, o hipista chegou até mesmo a menosprezar o ferimento de Peter: "Acho que todos os homens já fizeram barba e já se cortaram em seu cotidiano, e depois saem para suas obrigações e deveres sem nenhum problema. O que aconteceu com as esporas foi isso, fiz o uso normal de um instrumento de nosso cotidiano hípico e infelizmente aconteceu um corte de menos de 2 centímetros, algo praticamente imperceptível", comentou. Stephan soltou ainda uma pérola muito comum de se ouvir dos praticantes do "esporte": "tratamos nossos cavalos melhor do que a nós mesmos."

A diferença — que deveria ser óbvia — é que cavalos, assim como outros animais e os próprios seres humanos, não possuem a obrigação de serem atletas. O ser humano sempre buscou dominar e possuir tudo aquilo que pode lhe ter alguma serventia, e acabou causando os mais diversos sofrimentos aos outros animais e, claro, a animais humanos também, porque crueldade não é uma característica lá muito seletiva, como se imagina.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×