Foto: Facebook / Impossible Foods
Apesar de existirem vários hambúrgueres vegetais deliciosos ao redor do mundo, a busca de muita gente pela textura e sabor da carne sempre esteve presente. Isso porque muitas pessoas que deixam de consumir produtos de origem animal o fazem para não mais compactuar com a exploração e morte dos outros animais, e não porque deixaram de gostar do sabor de carnes, laticínios, ovos, etc.
Neste contexto, surgiu a Impossible Foods, uma empresa criada pelo professor Patrick Brown da Universidade de Stanford, localizado no estado da Califórnia (EUA). Patrick é PhD em Bioquímica, e seu conhecimento o permitiu criar um hambúrguer vegano com o sabor e a textura de um hambúrguer de carne. Além disso, ele também "sangra".
Para criar o hambúrguer, o Professor usou ingredientes 100% vegetais, tais como trigo, óleo de coco, proteína de batata e uma molécula chamada "heme", que, segundo Patrick, é o bloco básico da vida na Terra, inclusive das plantas. A adição desta molécula em grandes quantidades no hambúrguer foi o que permitiu atingir a textura desejada, e também produzir o líquido que se assemelha a sangue.
Recentemente, em 27 de julho, o hambúrguer começou a ser vendido no restaurante Momofuku Nishi, em Nova Iorque. O restaurante é propriedade do famoso chef David Chang, que de vegetariano não tem nada, mas se abriu para a ideia de ser o primeiro local a oferecer um sanduíche com o hambúrguer vegano da Impossible Foods. O sanduíche vem acompanhado de fritas, e custa 12 dólares. Segundo informações da Impossible Foods, o hambúrguer deve chegar em breve na cidade de San Francisco, Califórnia.