O grupo de humor "Porta dos Fundos" lançou hoje um novo vídeo intitulado "Animal", onde aborda de forma satírica a ignorância das pessoas sobre a origem da carne que consomem. A sátira é uma forma irônica de abordar um determinado assunto. Na verdade, a grande maioria das pessoas sabe de onde vêm produtos como carne, laticínios, ovos, couro, etc, mas procuram não pensar muito sobre isso. Muita gente prefere seguir o ditado popular "a ignorância é uma benção."
No vídeo, o ator Gregorio Duvivier interpreta um homem jantando com uma mulher em um restaurante. Quando os pratos chegam, ele oferece um pedaço de filé para a mulher provar, e descobre que ela é vegetariana. Ele diz não entender gente que não come carne, e a mulher explica que carne é um animal morto, quando, então, ele sente nojo e cospe a carne na mesa. Ele diz que não relacionava carne a um animal morto, e que pensava que "carne de vaca" era só uma expressão, além de achar também que o líquido vermelho na carne era suco de groselha.
Apesar de saber que carnes, laticínios, ovos, couro, etc, são oriundos de animais, muita gente não relaciona estes produtos a sofrimento e morte. Ao mesmo tempo, estas mesmas pessoas sabem que os outros animais sentem e sofrem, e dizem até que abominam a crueldade cometida contra eles. Este modo de pensar confuso com relação aos outros animais foi chamado de "Esquizofrenia moral" pelo Professor de Direito estado-unidense Gary Francione. Para Francione, que também é um teórico de Direitos Animais, se decidirmos que os animais são moralmente importantes, não podemos tratá-los como coisas.