views: 34183
06/05/16 17:25

Greenpeace está apoiando caça de ursos polares, denuncia Capitão Paul Watson

ONG apoiou decisão de uma agência ambiental dos EUA.

Compartilhe
Greenpeace está apoiando caça de ursos polares, denuncia Capitão Paul Watson
Foto: Facebook / Captain Paul Watson e pixabay.com

O Capitão Paul Watson, conhecido ativista ambiental e fundador da ONG de conservação marinha Sea Shepherd Conservation Society (SSCS), denunciou recentemente em sua página no Facebook, que a ONG Greenpeace está apoiando a caça de ursos polares.

"A Fundação Greenpeace Internacional traiu completamente tudo que uma vez representava. As pessoas que administram o Greenpeace hoje literalmente quebraram a base de ideais e princípios sobre os quais o nome do Greenpeace foi construído.", desabafou o Capitão.

Paul é ex-membro fundador do Greenpeace, do qual saiu em 1977, devido a divergências ideológicas. A denúncia foi feita um dia após veiculação da notícia de que a Agência norte-americana U.S. Fish and Wildlife Service anunciou ter desistido de tentar banir o comércio de ursos polares.

Segundo a notícia, o governo canadense afirmou - juntamente com Greenpeace, World Wide Found (WWF), influentes organizações científicas e outras ONGs - "que a caça canadense é sustentável e que a real ameaça aos ursos polares são as mudanças climáticas."

A U.S. Fish and Wildlife Service vinha tentando há anos colocar o comércio de peles e outras partes de ursos polares na mesma categoria do marfim proveniente de Elefantes. "Embora nós continuemos preocupados que o comércio de ursos polares seja uma ameaça adicional para a espécie, não estamos buscando um aumento... na proteção, neste momento.", afirmou a Agência em seu website.

O caso está especialmente atrelado à caça de ursos polares no território do povo Inuit, que são esquimós nativos da região ártica do Canadá, Alasca e Groelândia. "Já ameaçados pelas mudanças climáticas, pelo impacto da exploração petrolífera, e diminuição de alimentos, o urso polar continuará a ser caçado por caçadores de troféus para que um pequeno grupo de guias Inuit possam manter seus empregos de levar caçadores brancos excessivamente privilegiados até suas vítimas. Guiar caçadores brancos para matar ursos polares não é uma tradição e nem tem qualquer validade como sendo parte da cultura Inuit.", afirmou Paul Watson.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×