Foto: Reprodução / Facebook
A modelo brasileira Gisele Bündchen, em um episódio da série Years of Living Dangerously do canal National Geographic, que tem foco no aquecimento global, foi convidada a visitar o próprio país e sobrevoar a Floresta Amazônica para constatar a destruição causada pela pecuária.
Acompanhada pelo ativista ambiental Paulo Adário, um dos fundadores do Greenpeace no Brasil, Gisele entendeu como a floresta começa a ser destruída com a exploração madeireira, e termina com a ação dos pecuaristas, que cortam as árvores que restaram no local e colocam fogo em enormes áreas para criar pastos.
Paulo lembrou que 20% da Floresta Amazônica já foi destruída, e que a pecuária é responsável por 65% de todo o desmatamento dela. "Quando você come um hambúrguer, você não se dá conta de que o seu hambúrguer veio da destruição da floresta... é chocante, né?", questionou. Neste momento, a modelo se emociona. Muitas pessoas já podem até estar informadas a respeito do impacto de seus prazeres alimentares no meio ambiente, mas ver de perto certamente pode provocar uma reação mais profunda e acordar as pessoas mais resistentes, embora não saibamos se é o caso dela.
O Greenpeace, entretanto, é muito criticado por não ter adotado o Veganismo como sua ideologia, para trabalhar com propriedade pela causa ambientalista, já que a pecuária é uma das atividades mais devastadoras para o meio ambiente. Recentemente, o Capitão Paul Watson mandou um recado recomendando que a ONG se torne vegana (veja aqui).
O vídeo legendado foi disponibilizado pela página do Facebook O Holocausto Animal. Assista abaixo (Facebook):