views: 0
09/12/16 21:37

Girafas entram pra lista de animais ameaçados de extinção

População reduziu 40% nos últimos 30 anos.

Girafas entram pra lista de animais ameaçados de extinção
Foto: pixabay.com

Infelizmente, é oficial: as incríveis girafas acabam de entrar pra lista de animais ameaçados de extinção. A má notícia é resultado de séculos de desenvolvimento insustentável da nossa civilização, que procurou sempre evoluir da forma mais prática e rápida, sem se preocupar muito com os impactos de suas ações.

De acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN) (União Internacional para a Conservação da Natureza), que elabora a lista de espécies ameaçadas, a população de girafas caiu de 157 mil para 97 mil entre 1985 e 2015, passando do nível "pouco preocupante" para "vulnerável".

O relatório da Organização foi divulgado nesta última quinta-feira (08/12) durante a Cúpula da Biodiversidade, que aconteceu em Cancún, no México. E não são apenas as girafas que entraram pra lista: das 85.604 espécies analisadas, 24.307 correm o risco de serem extintas.

Entre os fatores apontados como causas da redução populacional das girafas e outros animais estão o aumento populacional de países da África, a expansão da agricultura, o desmatamento, a caça ilegal e o impacto das guerras civis. Fazemos questão de acrescentar (para que não fique oculto) que a expansão da agricultura é decorrente, em grande parte, da necessidade de alimentar animais criados para o consumo de carne, laticínios, ovos, e outros produtos de origem animal. Esta é também uma das maiores causas do desmatamento, juntamente com a criação de pastos.

Enquanto a humanidade não aceitar que a Pecuária e outras formas de exploração animal – como a caça e posterior venda de peles e outras partes de animais – precisam acabar, todo o Planeta continuará sofrendo as consequências.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×