views: 3643
27/04/16 12:45

Dieta vegana é a mais sustentável para alimentar o mundo, aponta Estudo

100% dos cenários simulados com uma dieta vegana são viáveis.

Dieta vegana é a mais sustentável para alimentar o mundo, aponta Estudo
Foto: pixabay.com

Seria possível alimentar uma população crescente sem expandir as terras utilizadas pela produção de alimentos? Um novo estudo, publicado por pesquisadores austríacos no jornal científico Nature Communications, avaliou as alternativas que a humanidade tem pra isso.

Os pesquisadores simularam vários cenários, a fim de verificar alternativas viáveis para alimentar a população mundial estimada para o ano de 2050, sem criar novas áreas de plantações e criação de animais.

Todos os cenários com uma dieta isenta de produtos de origem animal (vegana) foram considerados viáveis. Em comparação, encontrou-se viabilidade em apenas 15% dos cenários de dietas ricas em produtos de origem animal, e apenas com a conversão de pastos em plantações, ao mesmo tempo em que estas plantações teriam que ser de alto rendimento.[1]

"Explorar formas que permitam alimentar e abastecer a crescente população global, protegendo as funções de apoio à vida dos ecossistemas é geralmente reconhecido como um desafio de sustentabilidade urgente.", afirma o Estudo.

Vale frisar, no entanto, que os pesquisadores não levaram em consideração vários outros problemas relacionados à Pecuária, que vão além do uso de terras e desmatamento: poluição do ar, água e solo, assoreamento, uso de enormes quantidades de água, entre outros[2]. Problemas que, analisados em conjunto, nos faz questionar o que leva as pessoas a serem cúmplices da destruição do próprio planeta para poderem comer alimentos desnecessários.

Recentemente, noticiamos um outro estudo nesta linha, que apontou a dieta vegana como a mais benéfica para a saúde e meio ambiente. Esperamos que os esforços de vários cientistas sejam somados e ajudem a promover uma mudança nos hábitos das pessoas, para que os outros animais sejam livres de nossa exploração e crueldade, e o meio ambiente tenha uma chance de se recuperar.

Referências:

  1. Exploring the biophysical option space for feeding the world without deforestation
  2. Livestock’s long shadow - Environmental issues and options

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×