views: 29199
17/05/16 12:40

Cavalos serão substituídos por carros elétricos na Ilha de Paquetá (RJ)

Animais vivem em condições precárias.

Compartilhe
Cavalos serão substituídos por carros elétricos na Ilha de Paquetá (RJ)
Foto: Reprodução / Globo Play

Ontem (16/05), o Jornal da Rede Globo "Bom dia Rio" exibiu uma reportagem anunciando o fim das charretes na Ilha de Paquetá no Rio. Os veículos, movidos por cavalos, animais muito explorados como meio de transporte, serão substituídos por mini-carros elétricos nesta próxima quinta-feira (19/05).

Uma negociação de dois anos entre a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Associação de Charreteiros da Ilha, resultou na assinatura de um acordo, e a Prefeitura do Rio decidiu comprar um mini-carro elétrico para cada charreteiro, totalizando 17 veículos.

A vitória para os animais veio apoiada por um laudo feito a pedido do Ministério Público, que identificou que os cavalos vivem em condições precárias: magros, com alimentação inadequada, apresentando lesões e cicatrizes. Além disso, o local onde se abrigam, um prédio construído pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, enfrentou um deslizamento de terra em 2010, que resultou na morte de um cavalo. O esgoto corre a céu aberto - direto para o oceano - , as baias são minúsculas, e o telhado está bastante danificado.

Silvia Mibielli, moradora da Ilha e uma das principais ativistas contra as charretes, comentou que é contra a exploração dos cavalos como veículos, e que chega ao fim uma tradição muito danosa para os animais. Reynaldo Velloso, Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, lembrou que os outros animais também sentem fome, frio e medo, e por isso é importante lutarmos por eles.

Atualização às 17:00: Na reportagem não se falou sobre o destino dos cavalos após o fim da utilização das charretes, no entanto, em um post na página da referida Comissão da OAB no Facebook, a entidade deu a seguinte resposta ao ser questionada sobre isso: "Ficarão em local que, por questão de seguranças deles, não podemos revelar."

Assista à reportagem (Globo Play): Carros elétricos vão substituir cavalos em Paquetá

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×