views: 0
08/07/16 11:20

Carne deveria pagar mais impostos para frear consumo, afirma especialista da ONU

Ainda assim, danos ambientais não se pagam.

Compartilhe
Carne deveria pagar mais impostos para frear consumo, afirma especialista da ONU
Foto: pixabay.com

Durante um recente Congresso Ambientalista das Nações Unidas, que aconteceu em Nairobi, capital do Quênia, o Professor Maarten Hajer, especialista líder de um relatório sobre os impactos ambientais da produção de alimentos, deixou uma clara mensagem que muitos de nós já sabemos: os custos ambientais do consumo de carne são enormes, e não se refletem no preço do produto.

O Relatório em questão, liberado pelo International Resource Panel (IRP), ou "Painel Internacional de Recursos", órgão que auxilia no desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável, prevê um aumento de 20% no consumo de frango e laticínios, e 14% nos de porco e carne vermelha nos próximos 10 anos.

Durante o Congresso, Hajer fez algumas afirmações de impacto:
“Se todos nós copiarmos a maneira como nos alimentamos na América do Norte e Europa, o planeta estaria em apuros."
“Nós achamos que é melhor precificar carnes mais acima na cadeia produtiva; é mais fácil. É mais atraente aumentar os impostos para o consumidor, mas não é tão efetivo."
"Este relatório mostra que nosso atual sistema de produção de alimentos precisa mudar, porque ele não é sustentável."

Para Janez Potočnik, outro especialista, co-presidente do IRP, "Lidar com escolhas de consumo é um tema extremamente delicado, mas você precisa lidar com isto, porque haverão consequências... Está chegando o tempo no qual nós não poderemos mais empurrar isto para debaixo do tapete."

Especialistas ao redor do mundo vêm nos alertando há anos que precisamos reduzir e até eliminar o consumo de carne e de outros produtos oriundos da Pecuária, como laticínios e ovos, pois isto está destruindo o meio ambiente e a nossa saúde. Cada vez mais pessoas estão se conscientizando disso, e você pode se juntar a elas, começando pela sua próxima refeição.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×