views: 0
03/06/16 12:28

Austrália decide banir produtos testados em animais

Por enquanto, o compromisso valerá apenas para novos produtos.

Austrália decide banir produtos testados em animais
Foto: pixabay.com

Em decisão recente, o governo australiano se comprometeu a proibir as vendas de novos produtos testados em animais (ou que contenham ingredientes testados), a partir de julho de 2017. A medida atingirá produtos como cosméticos e de higiene pessoal, e vai aproximar as leis australianas daquelas atualmente vigentes na União Europeia.

A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), ONG do Reino Unido que luta contra a crueldade animal, se pronunciou dizendo que as maiores marcas de cosméticos, como a Estée Lauder, Johnson & Johnson, Revlon e Colgate, estão todas envolvidas em testes animais, com mais de 27 mil cobaias - principalmente roedores, coelhos e porquinhos da guiné. A ONG lembrou, ainda, que existem mais de 20 mil substâncias seguras à disposição dos fabricantes, tornando totalmente desnecessários testes em animais.

Ken Wyatt, Ministro Adjunto de Saúde e Cuidados com Idosos da Austrália, também se pronunciou dizendo que “testar ingredientes de cosméticos em criaturas viventes é uma crueldade completamente desnecessária e chegou o tempo da Austrália se unir a um número crescente de comunidades banindo a prática."

No entanto, apenas novos produtos serão atingidos pela decisão. Os produtos existentes ainda continuarão sendo vendidos, embora o governo australiano espere que eles serão progressivamente retirados do mercado. Além disso, infelizmente, testes para fins médicos e desenvolvimento de medicamentos ainda vão continuar.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×