No dia 10/11, em Águas Claras, cidade satélite de Brasília, um Outdoor inusitado podia ser visto por quem passava pela movimentada Avenida Castanheiras. Na imagem, um porco atrás das grades e o seguinte questionamento: "Já pensou ficar a vida toda preso em seu carro?"
O trabalho, que junto com a reflexão trouxe um convite para o público conhecer o documentário Terráqueos — um dos mais conhecidos para conscientização sobre o Veganismo — foi obra do ativista vegano Leonardo Machado, que percebeu esta nova forma de conscientizar as pessoas, e contratou o espaço para promover o tema.
Nós entramos em contato com o ativista para saber mais a respeito e fizemos uma entrevista com ele. Confira:
Mapa Veg - Leonardo, que importância você vê neste tipo de ativismo?
Leonardo - Com o Outdoor podemos atingir um público bastante diversificado que não teria acesso à estas informações exclusivamente por meio das redes sociais. É importante levarmos à população uma mensagem curta e direta que provoque um questionamento interno. Todo o sofrimento que causamos aos animais não é por pura maldade, mas simplesmente por ignorância. A maioria dos consumidores não chegaram a fazer uma escolha entre explorar animais ou não explorar. Simplesmente, reproduzem comportamentos que lhes foram transmitidos como normais.
Quando deparados com uma oportunidade de conhecer o outro lado, aí sim, poderão tomar uma atitude que então chamaremos de escolha. Acredito que a educação é o fator chave para o veganismo, muito mais forte que leis, ativismo político e proibições impostas. Cada um se desperta para um determinado tema de uma forma bastante peculiar. Se eu conseguir que pelo menos 1% das pessoas que virem o Outdoor acessem o link terraqueos.org lá indicado, isso já será uma grande conquista. Se destes que assistirem ao vídeo 1% se tornar vegano será mais uma vitória!
Mapa Veg - O Outdoor está localizado em qual local exatamente?
Leonardo - Está localizado bem no início da Av. Castanheiras, em Águas Claras, Brasília/DF. (veja aqui a localização exata no mapa).
Mapa Veg - Qual o período de vigência da publicidade?
Leonardo - 1 mês.
Mapa Veg - E as dimensões do Outdoor?
Leonardo - 9,00m x 3,60m
Mapa Veg - Você teve alguma dificuldade pra ter a publicidade aprovada por causa do tema?
Leonardo - A empresa dona do espaço me questionou diversas vezes sobre qual seria o tipo de imagem a ser exposta. Segundo eles, o GDF poderia causar problemas caso mostrassem imagens fortes. Enviei então um rascunho de como seria o outdoor e foi imediatamente aprovado. O dono da empresa, Paulo da BPA Painéis, se mostrou inclusive bastante solidário à causa e se propôs a prolongar o período de exposição por mais um mês sem custos extras.
Mapa Veg - Como outros ativistas podem colocar uma publicidade semelhante em suas cidades e qual foi o custo do serviço?
Leonardo - O primeiro custo é o aluguel do espaço. Em todo Outdoor há um pequeno anúncio onde está o nome e o telefone da empresa responsável por ele. Basta, então, ligar e consultar o custo e a disponibilidade. Locais de grande circulação de carros, como EPTG, EPIA, Estrutural, EPNB (rodovias de Brasília) são os mais caros, em torno de R$2.200/mês*. Áreas mais residenciais custam a partir de R$800/mês*.
*Custos relativos à Brasília. Consulte os serviços de Outdoor em sua cidade.
O segundo custo é a produção da arte. No meu caso, eu mesmo fiz, pois tratava-se de algo tecnicamente bastante simples. O trabalho pode ser feito em programas como Photoshop, Gimp, Corel ou qualquer ferramenta mais profissional de manipulação de imagem. Como a imagem terá uma grande dimensão, muito provavelmente ela será ampliada. Portanto, usem imagens com bastante definição para que não percam qualidade na ampliação.
O terceiro custo é a impressão. Dependendo do outdoor, você irá usar lona ou papel. Lona é usada em painéis mais modernos com iluminação noturna. A vantagem da lona é sua durabilidade de 6 meses, podendo ser reutilizada. A desvantagem é o custo maior. Pro meu outdoor eu paguei R$ 800,00 pela impressão da lona. O local para imprimir a arte, geralmente, já é uma indicação da própria empresa dona do outdoor. Quando a arte estiver impressa, a empresa buscará e fará a instalação para você. O custo da instalação já está incluso no aluguel do espaço.
Obviamente, existe toda uma ciência de marketing para tornar a mensagem mais efetiva. Como não tenho formação em publicidade ou marketing e sou apenas um curioso, busquei algumas dicas rápidas na internet, como por exemplo: o uso recomendado da fonte Arial e a priorização de uma mensagem curta, direta e que instigasse o público.
Devido aos altos custos desta empreitada, pretendo buscar algum apoio para os próximos outdoors por meio de Crowdfunding ou por meio de uma discreta publicidade de lojas e restaurantes veganos da cidade. Pretendo também explorar outras fontes de publicidade como outdoors virtuais no Facebook por meio de posts patrocinados.
Agradeço de coração por esse espaço cedido. Espero que inspire outros a diversificarem as formas de ativismo.
Mantenho também um canal no youtube chamado "Argumentos Veganos" (acesse aqui), caso queiram conhecer um pouco mais da minha visão sobre o veganismo.
Abraços e sucesso para o Mapa Veg e para o veganismo!