views: 0
12/10/16 10:05

Área desmatada na Amazônia para pastos que foram abandonados equivale à região Sul do Brasil

Veja os números do impacto ambiental.

Área desmatada na Amazônia para pastos que foram abandonados equivale à região Sul do Brasil
Foto: Arquivo / MMA

Como se já não bastasse o desmatamento sofrido pela Amazônia para dar espaço à Pecuária e cultivo de grãos para ração animal, milhões de hectares foram desmatados e depois detectados como improdutivos, ou seja, desmatou-se para criar pastos que nunca vieram a existir ou foram abandonados.

As informações foram obtidas pelo pesquisador Paulo Barreto, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a partir de dados coletados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O levantamento apontou que, em 2014, haviam na Amazônia 10 milhões de hectares de "pastos sujos" (nome dado aos pastos abandonados), o que equivale às áreas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somadas. Estima-se que a Floresta perdeu 179 milhões de aves, 5,8 milhões de primatas, e 1 bilhão de árvores, cujas queimadas emitiram gás carbônico equivalente a 36 anos de emissões dos veículos automotores no Brasil.

Os slides da apresentação podem ser vistos no seguinte link: http://www.slideshare.net/barretopaulo/desmatamento-x-desperdicio

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×