O Aquário Nacional da Cidade de Baltimore, nos EUA, anunciou recentemente que vai encerrar as exibições de golfinhos em suas instalações, e enviá-los para um santuário em ambiente natural no Oceano, preferencialmente numa área onde já existam golfinhos selvagens.
John Racanelli, diretor executivo do Aquário, disse em comunicado à imprensa que os tempos mudaram, e eles compreenderam a necessidade de bem-estar dos golfinhos. "Devemos nossa existência ao público, e as atitudes evoluíram. Enquanto os baby boomers cresceram assistindo "Flipper", a nova geração assistiu "Free Willy". A partir de feedbacks coletados ao longo de 10 anos, nós aprendemos que o público americano está aceitando cada vez menos a ideia de manter golfinhos e baleias em cativeiro. Estas crenças importam pra nós.", explicou.
O santuário para onde os golfinhos serão enviados está em fase de planejamento. Racanelli informou que há uma equipe procurando o melhor local e estudando as questões pertinentes ao projeto, para permitir a melhor adaptação dos animais. A ideia é que até 2020 o santuário esteja pronto.
Apesar do anúncio, nada foi informado sobre planos de reintrodução dos golfinhos no Oceano. Além disso, o Aquário continua funcionando como uma prisão, e mantém vários outros animais para exibição, incluindo peixes, anfíbios e até animais não aquáticos, como pássaros e alguns mamíferos. Se você realmente se preocupa com os outros animais, a coisa mais sensata a ser feita pra promover uma libertação mais rápida de todos eles é deixar de considerá-los coisas, e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.