views: 0
01/11/16 12:31

1º de Novembro: Dia Mundial do Veganismo

Conheça este modo de vida e saiba como adotá-lo em sua vida.

Compartilhe
1º de Novembro: Dia Mundial do Veganismo
Foto: Divulgação

1º de Novembro é a data definida para comemorar o Dia Mundial do Veganismo: um modo de vida que cresce a cada dia, e vem invadindo todas as esferas da Sociedade, para mostrar que não se trata de uma mera opção de vida, mas de uma revolução na forma de nos relacionarmos com animais humanos e não humanos.

Esta nova relação, além de permitir que os outros animais vivam suas vidas sem serem mortos e explorados para atender a desejos humanos, acaba também trazendo benefícios para nossa própria saúde e para o meio ambiente, como têm apontado alguns estudos, dois entre os quais noticiamos aqui no Mapa Veg (leia aqui sobre o primeiro - leia aqui sobre o segundo).

A definição de Veganismo criada pela Vegan Society do Reino Unido, que foi a primeira Sociedade Vegana do mundo, e deu início ao movimento vegano, explica bem o que ele é: "Veganismo é um modo de viver que busca excluir, tanto quanto possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito."

O modo de vida vegano implica em uma transformação radical de vida; e "radical" significa apenas buscar a solução para a exploração animal na raíz do problema: boicotando produtos e atividades que explorem ou matem animais, o que inclui também o boicote à exploração de outros seres humanos, que ainda existe para que alguns produtos cheguem ao comércio.

Muitas pessoas, infelizmente, se preocupam mais com aquilo que não conseguem fazer, do que com aquilo que já poderiam estar fazendo. Logo, se você ainda não é vegan, mas acredita nos motivos para ser, você pode começar agora mesmo. Que tal pesquisar sobre refeições veganas, ou pedir ajuda em grupos sobre Veganismo nas redes sociais? Provavelmente, você irá se surpreender ao saber que poderá começar a colocar em prática rapidamente, e descobrir que pode fazer refeições equilibradas e saborosas a partir dos vegetais que já gosta.

Indo mais além, você pode parar imediatamente de comprar roupas, calçados e acessórios de couro e outras peles, frequentar zoológicos e outros locais que explorem animais para existirem, e começar a pesquisar sobre produtos sem ingredientes animais e que não sejam testados neles. Estas são atitudes rápidas, e até mais fáceis do que mudar sua alimentação.

Pesquise e participe de grupos nas redes sociais sobre Veganismo, e curta a Página do Mapa Veg no Facebook para se manter informado sobre o assunto (acesse aqui). Os animais explorados, sejam humanos, e principalmente os não humanos — que não podem falar por si — agradecem suas atitudes em direção a uma vida que não os submeta aos seus desejos.

Publicidade
Responda ao nosso Censo de pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes.
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012
contato@mapaveg.com.br
Facebook Instagram Twitter

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Vegano :: Receber nova senha

×

×