views: 0
08/03/17 12:20

Proteína animal aumenta mortalidade por todas as causas, afirma Colégio Americano de Cardiologia

Proteína vegetal foi associada à prevenção de doenças.

Proteína animal aumenta mortalidade por todas as causas, afirma Colégio Americano de Cardiologia
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (07/03), o Colégio Americano de Cardiologia publicou em seu jornal online uma revisão (veja aqui, em inglês) de estudos relacionando padrões alimentares e alimentos específicos à saúde cardiovascular e também geral.

O Artigo afirmou que, de acordo com as evidências, dietas saudáveis incluem um alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, e castanhas em moderação, podendo incluir quantidades limitadas de carnes magras, laticínios com baixo teor de gordura e óleos vegetais líquidos. Além disso, estas dietas evitam gorduras saturadas e transaturadas, sódio, açúcar e grãos refinados.

Fica claro, portanto, que proteína animal é desnecessária, e seu consumo é considerado apenas de forma restrita, certamente por questões de vícios do paladar, que é o fator que mais dificulta as pessoas a abandonarem estes "alimentos" tão nocivos. Vale lembrar que, em 2015, a OMS colocou as carnes processadas no grupo 1 de alimentos cancerígenos, e as vermelhas no grupo 2. Por estes e outros motivos, o mercado de carnes vegetais é uma forte tendência, assim como a dieta vegana.

Um grande estudo foi citado na Revisão, o qual mostrou um aumento na mortalidade por doenças cardíacas e também por todas as causas com um alto consumo de proteína animal, enquanto um alto consumo de proteína vegetal previne e trata doenças. "Todas as fontes de proteína animal (ovos, peixe, frango, carne vermelha, e carne processada) foram relacionadas com o aumento de mortalidade por todas as causas relativamente às proteínas vegetais, com as carnes processadas sendo associadas com mais mortes por doenças cardíacas e o consumo de ovos com mais mortes por câncer.", concluiu o Artigo.

Como podemos notar, os ovos, popularmente considerados como fontes de proteína de qualidade, foram associados com mais mortes por câncer. Os laticínios foram citados apenas em recomendações, para serem consumidos de forma limitada e nas versões pobres em gordura. No entanto, alguns estudos já relacionaram os laticínios com doenças graves, tais como o famoso "The China Study", que apontou a Caseína, principal proteína do leite de vaca, como o maior promotor do câncer já descoberto.

Nós escrevemos recentemente sobre o "The China Study" aqui: Alimentos de origem animal promovem o câncer, aponta estudo.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×