views: 0
06/10/16 12:20

Proibição de pit bulls em Montreal (Canadá) está suspensa por tempo indeterminado

Veja detalhes da decisão proferida nesta última quarta (05/10).

Compartilhe
Proibição de pit bulls em Montreal (Canadá) está suspensa por tempo indeterminado
Foto: pixabay.com

Nesta última quarta-feira (05/10), noticiamos aqui no Mapa Veg que uma nova lei da cidade canadense de Montreal iria proibir a circulação de cães "tipo pit bull" (reveja aqui), mas a Sociedade pela Prevenção de Crueldade contra Animais (SPCA) da Cidade ingressou com uma ação judicial de emergência, tendo conseguido suspender a proibição até ontem (05/10), quando ocorreria o julgamento.

O julgamento de fato ocorreu, e um juíz da Suprema Corte de Quebec suspendeu por tempo indeterminado a proibição, bem como a necessidade de licença especial para pessoas que já cuidam de cães da categoria arbitrária definida pela lei. Outras disposições continuarão em vigor, como, por exemplo, a necessidade de cães acima de 20kg — de qualquer da raça — usarem um colete de segurança ou um halter (acessório pra conter a abertura da boca, que é diferente de uma focinheira) ao circularem pela Cidade.

Sophie Gaillard, advogada da SPCA, demonstrou satisfação com a vitória parcial. "Estamos particularmente satisfeitos por poder continuar a encontrar lares adotivos para todos os nossos cães saudáveis e alegres, independentemente de suas aparências físicas.", afirmou.

Segundo o texto da sentença, o Juíz observou um desafio no que diz respeito a estabelecer os limites da definição "cães tipo pit bull", imposta pela lei, além de questionar se a cidade de Montreal tem o direito de ordenar a apreensão e eutanásia de cães "tipo pit bull", que podem não ser realmente perigosos. Em outro trecho, o Juíz diz ter a impressão de que alguns artigos da lei foram escritos às pressas, e sugeriu à Cidade que retorne à "prancheta" para rever o texto da lei. Com a decisão, a proibição vai ficar suspensa por tempo indeterminado, até o julgamento final do caso.

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×