views: 0
07/07/16 11:00

Primeira pós-graduação em nutrição vegetariana do Brasil terá início em setembro

Evolução para a ciência da nutrição humana.

Primeira pós-graduação em nutrição vegetariana do Brasil terá início em setembro
Foto: pixabay.com

A Faculdade Santa Helena, localizada em Recife-PE, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), acaba de lançar o primeiro curso de pós-graduação em nutrição vegetariana do País. A proposta é abordar os aspectos nutricionais e de saúde da alimentação vegetariana estrita, ou seja, sem ingredientes de origem animal.

A dieta vegetariana já vem sendo recomendada por vários profissionais de saúde ao redor do mundo, que têm a reconhecido como a forma ideal para o ser humano se alimentar. Em 2009, por exemplo, a Associação Dietética Americana emitiu parecer favorável com relação à alimentação vegetariana, onde afirmou que "dietas vegetarianas bem planejadas, incluindo o vegetarianismo estrito, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem prover benefícios de saúde na prevenção e tratamento de certas doenças."

Uma alimentação que não inclui alimentos de origem animal, além de evitar os males da proteína e gordura animal, bem como os pesticidas (que se acumulam nos corpos dos animais), hormônios, antibióticos e outras substâncias nocivas ingeridas junto com carnes, laticínios e ovos, também tem sido comprovadamente uma aliada do meio ambiente, já que para se produzir "alimentos" de origem animal, gasta-se enorme quantidade de recursos, incluindo água e terras férteis para pasto e plantio de enormes quantidades de grãos que são destinados à ração animal, em vez de irem diretamente para alimentação humana.

O programa do Curso inclui estudos sobre os fundamentos da nutrição, com especificidades do vegetarianismo, práticas gastronômicas, nutrição esportiva, impactos ambientais e éticos, entre outros, com o objetivo de desenvolver profissionais para atuar em pesquisas, docência em cursos de graduação e pós-graduação e promoção de atividades de divulgação e educação nos diversos aspectos relacionados ao vegetarianismo.

Outra boa notícia é que as aulas acontecerão em um fim de semana por mês, o que vai facilitar a participação de estudantes de outras cidades do País. O corpo docente será formado por profissionais de todo o Brasil, com especialização na área, como o conhecido Dr. Eric Slywitch, autor dos livros "Alimentação Sem Carne" e "Virei vegetariano - e agora?". A primeira turma começa agora em setembro.

Mais informações podem ser vistas na seguinte página: http://www.fsh.edu.br/cursos/detalheCursoView/91

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×