Já se cadastrou?
views: 0
05/06/16 13:29

Pecuária x Meio Ambiente

Informações para refletir no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Pecuária x Meio Ambiente
Foto: pixabay.com

— "Os climatologistas nos dizem que o nível seguro mais elevado de emissões rondaria as 350 partes por milhão de CO2 e gases de efeito estufa na atmosfera, mas já estamos em 400. Dizem que o mais seguro que poderíamos ter sem consequências perigosas como a seca, fome, conflitos humanos e extinção de espécies, seria um aumento de 2°C na temperatura. Chegaremos lá rapidamente, e com tanto CO2 já existente na atmosfera, vamos ultrapassar facilmente isso. Portanto, estamos assistindo a próxima grande extinção de espécies na Terra, algo não ocorria desde o desaparecimento dos dinossauros. Quando houver países submersos com a subida do nível do mar, quando houver países sofrendo com a seca ao ponto de não poderem alimentar a população e esta precisar de migrar para outro país ou invadir outro país, teremos guerras climáticas."
— "E quanto à agricultura animal e pecuária?"
— "Ahhn... como assim? O que tem a ver?"

O diálogo acima ocorre logo no início do documentário Cowspiracy, um dos mais recentes e aclamados na área do ambientalismo. Bruce Hamilton, vice-diretor executivo do Sierra Club, uma das ONGs ambientalistas mais importantes do mundo, fala sobre um dos principais problemas ambientais (emissões de CO2), e suas possíveis consequências para o planeta. Mas, ao ser questionado por Kip Andersen, co-produtor do documentário, sobre a relação da pecuária com estes problemas, demonstra a típica mentalidade do ambientalismo de fachada, que ignora o papel da pecuária na devastação ambiental.

De fato, como apontou o famoso relatório "A grande sombra da pecuária", da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a pecuária está entre as três atividades que mais devastam o meio ambiente, tanto local, quanto globalmente. Poluição do ar, água, e solo, mudanças climáticas, esgotamento da água e perda da biodiversidade são alguns dos graves problemas.[1]

Enquanto as orientações mais comuns que ouvimos sobre preservação ambiental incluem tomar banhos rápidos, desligar a torneira ao escovar os dentes, e plantar árvores, estamos lutando com um problema muito maior e, o pior, muitas pessoas, quando confrontadas com os fatos, acabam se recusando a reconhecê-los.

Na verdade, no que diz respeito às emissões de gases do efeito estufa, o CO2 é apenas um dos problemas. Outros gases, como o metano e óxido nitroso, são 23 e 296 vezes mais potentes que o CO2 como agentes do efeito estufa, respectivamente. A pecuária responde por cerca de 9% das emissões antropogênicas de CO2, 37% das de metano e 65% das de óxido nitroso.[1]

Outro cuidado importante que devemos ter ao analisarmos impactos ambientais das atividades humanas, é interpretar corretamente os números dos impactos causados pela agricultura, pois ela não está desvinculada da pecuária. Pelo contrário, pelo menos metade da produção mundial de grãos é destinada à alimentação animal.[2] No caso da soja, por exemplo, mais de 70% tem este destino.[3]

Você sabia que para se produzir 1kg de carne bovina, são necessários mais de 20.000 litros de água?[2] A equipe do documentário Cowspiracy mantém em seu site uma página dedicada exclusivamente a fatos como este - com as devidas referências científicas - que representam os impactos causados pelo hábito de se explorar e matar bois, porcos, aves, peixes, para obter carnes, bem como escravizar vacas, galinhas e outras fêmeas para obter leite e ovos, sem falar nas demais atividades que exploram os outros animais.

Referências:

  1. Livestock Long Shadow (FAO)
  2. Cowspiracy Facts
  3. U.S. soy farmers poised for growth in global animal-feed industry

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
O Mapa Veg é uma iniciativa que visa manter um Censo vegetariano, vegano e de simpatizantes online.
Saiba mais
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho ou esqueci a senha ×

Receber senha

×

×

Entenda os Tipos

Vegetariana(o):
Não se alimenta de nenhuma parte de animais (carne, pele, ossos, tendões, etc) nem de produtos que as contenham (caldo de carne/galinha, gelatina, etc), podendo incluir ou não outros alimentos de origem animal. A dieta é especificada no próximo campo.

Vegana(o):
Adepta(o) do veganismo, ideologia que busca o fim da exploração e crueldade com os animais. Por isso, não consome nenhum produto de origem animal, ou que contenha ingredientes dessa origem, podendo ser alimentos, roupas e calçados de couro e outras peles, cosméticos, produtos de higiene, limpeza, etc. Também evita produtos testados em animais e atividades que os explorem, como comércio de animais, rodeios, vaquejadas, circos, etc. A dieta é especificada no próximo campo.

Simpatizante:
Pessoa que simpatiza com o vegetarianismo e/ou veganismo.

×

Entenda as Dietas

Ovo-lacto-vegetarianismo:
Exclui qualquer tipo de carne, mas inclui ovos e laticínios e/ou produtos que os contenham. Pode incluir ou não produtos apícolas*.

Lacto-vegetarianismo:
Exclui qualquer tipo de carne e ovos, mas inclui laticínios e/ou produtos que os contenham. Pode incluir ou não produtos apícolas*.

Ovo-vegetarianismo:
Exclui qualquer tipo de carne e laticínios, mas inclui ovos e/ou produtos que os contenham. Pode incluir ou não produtos apícolas*.

Api-vegetarianismo:
Exclui qualquer tipo de carne, laticínios, e ovos, mas inclui um ou mais produtos apícolas*. Selecione esta dieta apenas se os produtos apícolas forem os únicos de origem animal que você ingere.

*Produtos apícolas: mel, geleia real, própolis, cera de abelha, pólen, etc.
 

Vegetarianismo estrito:
Exclui qualquer alimento de origem animal ou que contenha ingredientes dessa origem.

Crudivorismo:
Inclui apenas vegetais crus: frutas, legumes, verduras, cereais, raízes, etc.

Frugivorismo:
Inclui apenas vegetais crus, mas estes são basicamente frutas e alguns outros vegetais que se encaixam dentro do conceito botânico de fruto, como tomate e pepino. Além disso, pode incluir algumas sementes, como castanhas e nozes, e algumas folhas, como alface e rúcula.

×

Entenda a opção "Outro"

Disponibilizamos a opção "Outro" para permitir a inclusão de pessoas que não se identificam com a definição binária de sexo (masculino-feminino). Não confundir com orientação sexual (homossexual, heterossexual e bissexual).

×

Cidades do DF

Para selecionar a Cidade correta, confira a lista das Regiões Administrativas do DF (RAs) e seus principais bairros e setores (para aquelas que os tem). Ao identificar sua RA, selecione a cidade no campo "Cidade onde mora", lembrando que neste campo as cidades estão ordenadas alfabeticamente, e não pelo número da RA.

  • RA 1 - Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Setor Militar Urbano (SMU), Noroeste, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Granja do Torto, Vila Planalto e Vila Telebrasília)
  • RA 2 - Gama
  • RA 3 - Taguatinga
  • RA 4 - Brazlândia
  • RA 5 - Sobradinho (inclui Chapada da Contagem, Grande Colorado e Lago Oeste)
  • RA 6 - Planaltina (inclui Arapoangas, Buritis IV, Quintas do amanhecer, Mestre D'armas e Vale do Amanhecer)
  • RA 7 - Paranoá
  • RA 8 - Núcleo Bandeirante (inclui Vila Metropolitana, Vila Nova Divinéia, Setor de Indústrias Bernardo Sayão, Vila Cauhy e Setor Placa da Mercedes)
  • RA 9 - Ceilândia
  • RA 10 - Guará (Inclui Setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília (SQB), Colônia Agrícola IAPI e Colônia Agrícola Águas Claras)
  • RA 11 - Cruzeiro
  • RA 12 - Samambaia
  • RA 13 - Santa Maria
  • RA 14 - São Sebastião
  • RA 15 - Recanto das Emas
  • RA 16 - Lago Sul (deixou de fazer parte da RA I em 1994)
  • RA 17 - Riacho Fundo
  • RA 18 - Lago Norte (deixou de fazer parte da RA I em 1994)
  • RA 19 - Candangolândia
  • RA 20 - Águas Claras (inclui Areal, Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), Arniqueiras, Vereda da Cruz e Vereda Grande)
  • RA 21 - Riacho Fundo II
  • RA 22 - Sudoeste/Octogonal
  • RA 23 - Varjão
  • RA 24 - Park Way
  • RA 25 - SCIA - Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Cidade Estrutural e Cidade do Automóvel)
  • RA 26 - Sobradinho II
  • RA 27 - Jardim Botânico
  • RA 28 - Itapoã
  • RA 29 - SIA - Setor de Indústria e Abastecimento
  • RA 30 - Vicente Pires
  • RA 31 - Fercal
  • ×