views: 672
22/04/16 17:00

O Dia da Terra e a sombra da Pecuária

Uma data sem motivos pra comemorar.

O Dia da Terra e a sombra da Pecuária
Foto: pixabay.com

No dia 22 de abril de 1970, o senador estado-unidense Gaylord Nelson, ativista ambiental, criou o Dia da Terra; uma data para despertar a consciência da humanidade para os problemas ambientais e a necessidade de resolvê-los.

De 1970 pra cá, muita coisa mudou para o meio ambiente e, infelizmente, pra pior. Entre as várias atividades que estão sob controle humano, muitas são lembradas nas conferências ambientais internacionais, e o que mais ouvimos falar é sobre propostas rasas de redução das emissões de gases do efeito estufa, citando principalmente o gás carbônico (CO2), emitido pelas queimadas, indústrias, sistemas de transporte, etc, mas sem considerar reduzir drasticamente uma das atividades que mais devasta o planeta: a Pecuária.

Exatamente hoje, nossa presidente Dilma Rousseff discursou na tribuna da Organização das Nações Unidas (ONU) pela manhã, onde prometeu cessar o desmatamento na floresta amazônica nos próximos 14 anos. Dados do Ministério do Meio Ambiente de 2007 mostram que cerca de 75% da área desmatada na Amazônia Legal é ocupada pela pecuária[1].

Vale lembrar que em 2006, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação lançou seu famoso relatório "A grande sombra da Pecuária", no qual afirmou que a Pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global"[2].

Em 2009, a ONU reconheceu a importância da ideia do projeto Dia da Terra, e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado anualmente em 22 de abril. No entanto, muitas pessoas, inclusive muitas das que se intitulam "ambientalistas", ainda não conseguem compreender (ou admitir) que o primeiro grande passo para impedir o avanço dos graves problemas ambientais, e quem sabe revertê-los, é interrompendo a atividade Pecuária, substituindo-a por um sistema de produção de alimentos realmente sustentável. Quem sabe com isso, num futuro que ainda parece distante, teremos motivos para comemorar esta data.

Referências:

  1. Pecuária é motor de desmatamento da Amazônia, diz secretário do MMA
  2. Livestock’s long shadow - Environmental issues and options

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×