Foto: Facebook / Supercharger Wholefood
Conforme uma nova consciência vai florescendo pelo bem dos animais, da saúde e do meio ambiente, medidas práticas vão sendo incorporadas ao modo de vida das pessoas, e isso naturalmente tem gerado demanda, à qual a Indústria tem atendido cada vez mais.
O número de produtos veganos vem aumentando ao redor do mundo todo nos últimos anos. Dessa vez, um novo relatório da empresa de pesquisa de mercado Mintel apontou que o lançamento de produtos veganos cresceu 92% na Austrália, desde 2014.
O Relatório foi lançado no mês de janeiro, na véspera do Dia da Austrália, celebrado em 26/01. O feriado é normalmente comemorado com muito churrasco ao redor do País. Mas as preocupações referentes ao consumo de produtos de origem animal têm aumentado.
"Embora a Austrália ainda tenha uma das maiores populações do mundo consumidora de carne, preocupações com a saúde, meio ambiente e questões econômicas têm mudado as atitudes dos australianos no que se refere ao consumo de carne. Eles têm se tornado mais conscientes nos últimos anos sobre a quantidade e frequência com a qual consomem carne.", disse Laura Jones, consultora de Tendência e Inovação da Mintel.
Apenas mentes fechadas creem que o fim da pecuária vai trazer prejuízos econômicos e perda de empregos. A natural evolução de nossa civilização clama por um mundo onde a maior parte das plantações seja destinada a seres humanos, e não a animais explorados e mortos para virar alimento.
A transição precisa acontecer, e estamos vendo o começo dela. Os empregos não deixarão de existir; apenas serão realocados. Mantendo a pecuária, no entanto, outros custos estão envolvidos, e talvez, em breve, não tenhamos mais meio ambiente; quem dirá Economia. Só para citar um exemplo, conforme já noticiamos aqui no Mapa Veg, a Pecuária brasileira gera R$ 22 milhões de danos ambientais para cada R$ 1 milhão em receita (relembre aqui).