views: 33
22/03/16 20:40

Dia Mundial da Água e o que nós temos a ver com isso

Entenda os impactos que consumir animais causa a um dos recursos mais importantes do Planeta.

Compartilhe
Dia Mundial da Água e o que nós temos a ver com isso
Foto: pixabay.com

Hoje, 22 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Água, e enquanto muita gente está tomando banhos mais rápidos, desligando a torneira enquanto escova os dentes, ou reutilizando a água da máquina de lavar para limpar o banheiro, grande parte das pessoas não sabe que está fazendo muito pouco, comparado ao impacto positivo de se eliminar o consumo de produtos de origem animal.

Segundo o famoso Relatório "A Longa Sombra da Pecuária", elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação no ano de 2006, a Pecuária é a atividade humana que mais polui a Água, através de dejetos animais, antibióticos, hormônios, fertilizantes e pesticidas usados no cultivo de rações, entre outros.[1]

Outro grande problema da Pecuária é o seu enorme consumo de água. Para se ter uma ideia, segundo a ONG Water Footprint Network, a produção de 1 kg de carne bovina exige, em média, 15.415 litros de água, e a de manteiga, 5.553 litros. Enquanto isso, a média para produzir 1 kg de cereais é de 1.644 litros, e 962 litros, para 1 kg de frutas.[2] Ainda segundo a ONG, a produção mundial de animais consome 2.422 Gm3 por ano, o que é algo em torno de 2,4 quatrilhões de litros de água.[2]

O documentário Cowspiracy, de 2014, que está se tornando bastante conhecido ao redor do mundo, também aponta vários dados sobre os impactos negativos da Pecuária relacionados à Água, como, por exemplo, o de que ela é responsável por entre 20 e 33% do consumo mundial de água doce.[3] Além da questão da Água, o documentário aponta vários outros impactos ambientais causados pela Pecuária.

Enquanto as pessoas permanecerem sem acesso a informações como estas, ou pior, saberem e continuarem dando justificativas, acreditando que a tecnologia vai evoluir para amenizar os impactos ambientais causados pela Indústria da exploração animal, além de ignorar os problemas éticos envolvidos, vamos continuar sofrendo as consequências, e correndo o risco de termos cada vez menos água potável disponível.

Referências:

  1. http://www.fao.org/docrep/010/a0701e/a0701e00.htm
  2. http://waterfootprint.org/en/water-footprint/product-water-footprint/water-footprint-crop-and-animal-products/
  3. http://www.cowspiracy.com/facts/

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×