views: 0
03/11/16 12:36

Apresentadora da Record faz ativismo vegano em telejornal ao vivo

Ela chegou a corrigir falhas da reportagem.

Apresentadora da Record faz ativismo vegano em telejornal ao vivo
Foto: Reprodução / YouTube

Em uma edição recente do telejornal "Bahia no Ar", numa reportagem sobre Vegetarianismo e Veganismo, a apresentadora Jéssica Senra fez o que ninguém espera ver na grande mídia quando se trata do assunto, muito menos em um telejornal ao vivo: ativismo vegano.

Ela começou explicando, embora de forma incompleta, o conceito de Veganismo, afirmando que pessoas veganas não consomem nada de origem animal. Em seguida, felizmente a reportagem foi um pouco além e citou a questão dos testes em animais, embora tenha afirmado, erroneamente, que o Veganismo é uma dieta. A variedade alimentar também foi apresentada, citando pratos salgados e sobremesas, o que foi um ponto bastante positivo.

Infelizmente, porém, foi afirmado que não é possível se tornar vegetariano ou vegano do dia pra noite, e que é necessário acompanhamento médico, o que não é verdade. Uma endocrinologista convidada falou a respeito dos nutrientes que precisam de atenção, e citou que a B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal. Na verdade, a B12 é produzida por bactérias, que são transferidas para os animais através do consumo de pasto ou de ração suplementada. Há indícios de que uma dieta rica em vegetais orgânicos pouco higienizados proveriam B12, mas a fonte cientificamente segura continua sendo a suplementação.

Em seguida, Jéssica corrigiu a reportagem dizendo que Veganismo não é uma dieta, e lembrou que em qualquer mudança alimentar é importante acompanhamento, sem falar em "necessidade", como foi dito pelo repórter. Ela explicou, ainda, que normalmente as pessoas buscam o Vegetarianismo e Veganismo por serem contra a exploração animal. Por fim, incentivou que as pessoas pesquisem sobre Veganismo, para descobrir a forma como os animais são tratados para virar comida e relatou que já ficou meses sem comer carne, porém, cedeu às pressões sociais, mas que pretende voltar.

Assista ao vídeo da reportagem (YouTube):

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Censo Veg
Quantas pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes existem no Brasil? Ajude-nos a responder. Cadastre-se e veja as estatísticas.
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato:
contato@mapaveg.com.br
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

×