views: 0
01/10/16 16:00

1º de Outubro: Dia Mundial do Vegetarianismo é um convite à mudança

Você pode começar agora mesmo.

Compartilhe
1º de Outubro: Dia Mundial do Vegetarianismo é um convite à mudança
Foto: pixabay.com

Hoje, 1º de Outubro, é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo. O dia foi estabelecido pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, em 1977, e posteriormente endossado pela União Vegetariana Internacional, no ano seguinte.

O objetivo da data é promover os benefícios de um estilo de vida vegetariano e a compaixão para com os outros animais. O vegetariano, no sentido estrito do termo, não consome alimentos que contenham qualquer ingrediente de origem animal, por entender que não apenas o assassinato para obtenção de carne é anti-ético, como também a exploração para obter leite animal, ovos, mel, etc.

Devido à pouca profundidade do movimento vegetariano principal, que excluiu carnes e outras partes de animais, mas preferiu não incluir em sua "ética" os animais explorados para obtenção de leite, ovos, mel, etc, o termo "Vegetarianismo estrito" foi criado, enquanto que os demais termos atualmente conhecidos identificam a inclusão de algum outro alimento de origem animal, que não a carne. Assim, temos também os termos "ovo-lacto-vegetarianismo", "lacto-vegetarianismo", "ovo-vegetarianismo" e "api-vegetarianismo" (que inclui apenas produtos alimentícios oriundos da exploração de abelhas ou que contenham ingredientes desta origem).

Para fugir dos conflitos ideológicos do Vegetarianismo, e estabelecer que os outros animais são detentores dos mesmos direitos à vida e liberdade que nós humanos, em 1944, no Reino Unido, foi criado o Veganismo: um movimento que busca o fim de toda e qualquer forma de exploração animal, e trabalha para que a humanidade deixe de explorar os outros animais não apenas para alimentação, mas também para obtenção de outros produtos, como os de higiene pessoal, limpeza e vestuário, bem como para entretenimento, ensino e pesquisa, etc.

Enquanto o Veganismo é um movimento, o Vegetarianismo, em termos gerais, é uma dieta conhecida por excluir qualquer parte de animais (sejam carnes, ossos, cartilagens, e subprodutos, tais como gelatina, caldo de carne, etc). Estudos ao redor do mundo estão demonstrando cada vez mais os benefícios para a saúde e meio ambiente que obtemos ao excluir produtos de origem animal da alimentação, pois deixamos de financiar, principalmente, a Pecuária: uma atividade que utiliza enormes áreas para pasto e plantio de alimentos pra ração animal — em vez de destinar os vegetais diretamente às pessoas; polui ar, água, e solo; é responsável por 70% das doenças modernas (segundo um relatório da ONU); mata e explora bilhões de seres sencientes anualmente para obter carne, leite, ovos, mel, etc; entre outros problemas.

Incluir apenas alimentos vegetarianos em seu prato exige o mesmo cuidado que você deve ter em qualquer dieta, isto é, observar a variedade alimentar a cada refeição, a fim de suprir todos os nutrientes diariamente necessários, e, dependendo do seu nível atual de vitamina B12, iniciar o mais breve possível a suplementação desta, que é facilmente encontrada no Brasil.

Se você não sente segurança para pesquisar por si só, ou pedir ajuda nas redes sociais, um profissional de Nutrição especializado em vegetarianismo pode lhe orientar. Após se adaptar a uma vida livre de alimentos de origem animal, um passo importante na sua saúde estará concretizado, prevenindo muitas doenças graves. Esta é, provavelmente, a maior mudança que as pessoas podem promover em suas próprias vidas, e, consequentemente, no Planeta. Que tal começar já na sua próxima refeição?

Compartilhe:
Siga o Mapa Veg:
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Siga o Mapa Veg
Logo do Facebook Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Google+
Contato
contato@mapaveg.com.br
  Clique aqui se precisar ver novamente os erros enquanto corrige.
© Mapa Veg | No ar desde Julho de 2012

Censo Veg :: Acesse sua Conta

Não tenho/esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Receber senha

×

Guia Nacional Vegano :: Acesso do anunciante

Esqueci a senha   Ainda não me cadastrei ×

Guia Nacional Vegano :: Receber nova senha

×

×